Whatsapp Image 2021 02 03 At 17.38.35
Publicado em 04 de fevereiro de 2021

5 dicas para limpar a casa e evitar alergias

Trabalhar e cuidar das tarefas do lar não é simples quanto parece. Por causa da correria diária, é normal que você não consiga limpar a casa e organizar a sua residência da maneira que gostaria. Com isso, a limpeza da casa, o conforto e o bem-estar da família ficam prejudicados. O que fazer para evitar a sujeira, o pó e o risco de alergias? As respostas estão nesse post. Faça uma boa leitura.

Limpar a casa com frequência e afasta as alergias

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a alergia atinge algo em torno de 35% dos brasileiros e pode ser provocada por diversas razões e agentes. O pó é um dos causadores de reações alérgicas, como rinites, bronquites, sinusites e faringites e de doenças respiratórias. A ele se associam os ácaros, fungos e bactérias. Manter a limpeza da casa, dos móveis e das roupas sempre em dia é uma forma de prevenção contra esse ‘vilão’ da saúde.

Conheça 5 dicas para limpar a casa e evitar as alergias

Para conservar a sua casa e mantê-la bem organizada e aconchegante, confira as 5 dicas que listamos para uma limpeza bem-feita.

1. Utilize o aspirador de pó para limpar a casa

A vassoura sempre espalha muito pó pelos ambientes, causando desconforto não só para quem é alérgico. Faça a troca por um aspirador de pó. Ele funciona muito bem, tanto na limpeza do piso quanto na dos tapetes, sofás, cortinas e almofadas e para limpar a casa inteira.

2. Lave regularmente a roupa de capa e as capas protetoras

Colchões e travesseiros devem ser protegidos por capas plásticas e a roupa de cama deve ser renovada semanalmente. Já as capas protetoras podem ficar mais tempo na cama, mas também devem ser lavadas regularmente. Se possível, coloque o colchão e os travesseiros para “tomar sol” pelo ao menos duas vezes ao mês.

3. Higienize sofás e tapetes

Assim como os colchões e travesseiros, os sofás precisam estar sempre limpos e expostos ao sol matinal se forem de tecido. Por falar em tecido, vale lembrar que o melhor revestimento para prevenir contra as alergias é o de couro sintético.
Os tapetes também necessitam ser lavados e colocados ao sol para secar, principalmente os mais “peludos”.
É fundamental que você faça a higienização de sofás e tapetes em qualquer época do ano, inclusive quando estiver úmido. É nessa época, quando aumentam os casos de alergias por causa do tempo seco, que os estofados e tapetes precisam de mais cuidados. Ao contrário do que se diz, a secagem é normal, mesmo com a umidade do ar alta.

4. Conserve limpos os ambientes dos animais de estimação

Bichos que soltam pelos não são as melhores opções para os alérgicos. Caso você tenha um pet que circula pela moradia, é preciso limpar o ambiente constantemente, com um aspirador de pó ou um pano úmido.

5. Limpe os armários e o guarda-roupa

Como os armários e o guarda-roupa ficam fechados e com pouca ou nenhuma ventilação, a limpeza dos mesmos deve ser realizada toda semana.
Tudo o que é acondicionado nos armários instalados na cozinha também necessita de uma verificação semanal para identificar se as embalagens estão fechadas e se há sinais de mofo.

Contrate os serviços de profissionais especializados

Deixar a sua casa sempre limpa, com cheiro de nova, acolhedora e prazerosa de viver é tudo o que você quer. Todavia, nem sempre é possível fazer isso sem o suporte de profissionais experientes, principalmente em se tratando da higienização dos sofás e tapetes.
O serviço evita que o móvel pareça “velho” e impede o acúmulo de ácaros, fungos e bactérias, removendo até a sujeira mais profunda e nas partes de difícil acesso.
Uma opção interessante é a da lavagem a seco, que retira manchas, odores e melhora a aparência do revestimento, utilizando uma máquina de lavagem por extração. A casa e a sua família agradecem.
Gostou desse artigo? Para saber mais sobre esse e outros assuntos sobre organização e limpeza da casa, siga a nossa página no Facebook.