Artigos

Como lavar tapete felpudo?

O tapete felpudo é uma peça decorativa que nem todo mundo costumava ter antigamente, entretanto o uso desse artefato tem se popularizado cada vez, seja por oferecer conforto aos ambientes ou pelo apelo estético que ele traz à morada.

 

Sua compra alavancou nos últimos anos exatamente por causa da grande migração que as pessoas fizeram de casas para apartamentos, para evitar incomodar os vizinhos e também para dar conforto térmico nos pisos, esta se tornou uma peça comum nas residências.

 

Entretanto nem tudo são flores, para quem opta por comprar este item, precisa saber lidar com o lado negativo, que é o grande acúmulo de poeira e sujeira e a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, o que acaba gerando crises alérgicas nos moradores.

 

Esse acúmulo dessas substâncias é uma das principais causas de alergias e também um gatilho para problemas respiratórios, por isso é preciso que seja feita uma lavagem no tapete mensalmente. É indispensável que pelo menos uma vez ao ano você contrate um profissional para fazer a limpeza do item, mas a lavagem mensal pode ficar por sua conta.

 

Confira a seguir dicas essenciais para realizar uma limpeza de qualidade no seu tapete, sem que haja danos no material e você acabe sofrendo prejuízos financeiros.

 

Por que fazer a lavagem do seu tapete felpudo?

Há uma série de questões que você precisa saber antes de realizar a limpeza do seu tapete, desde os motivos pelo qual é necessário lavar até saber qual é o material compõe este item e os cuidados necessários para cada modelo, para que não haja danos.

 

Começando pelo material, há três materiais comuns para a produção deste item, shaggy, lã e algodão, embora sejam ideais para produzir este produto, por proporcionarem beleza e maciez, são também ideais para o acúmulo de poeira, bactérias, fungos e ácaros.

 

Veja bem, a recomendação para o uso deste item é de que as pessoas não utilizam sandálias ou sapatos ao pisar neles, porém nem sempre é o que acontece, e também é um item que tem contato direto com o chão, logo está sujeito à captar mais sujeira do que qualquer outra coisa.

 

Outro aspecto que contribui muito para o acúmulo de impurezas é quando a pessoa possui um animal de estimação, logo, haverá pelos ou mesmo o animalzinho acabar fazendo suas necessidades em cima do tapete. Por esses motivos a lavagem é essencial.

 

Como fazer a lavagem do tapete?

Agora que já conhecemos os motivos para lavar o tapete felpudo mensalmente, e pelo menos uma vez no ano contratar um profissional ou empresa especializada, veremos como você mesmo pode fazer a limpeza em casa, sem que haja danos no material. Confira a seguir as dicas de como proceder:

 

Utilize o aspirador de pó antes de lavar a seco

O aspirador de pó é uma dica útil para realizar a limpeza, entretanto há uma série de cuidados que devem ser tomados a fim de evitar que o aparelho aspire os fios, isso pode ser feito com um lençol de algodão ou tecido de nylon sobre o tapete.

 

É essencial que você utilize esses materiais para agir como filtro, do contrário prejudicará o seu tapete, tornando-o esteticamente inútil. Se bem utilizado o aspirador pode remover sujeiras superficiais.

 

Produza o seu próprio removedor de manchas

Nada é mais aterrorizante para as pessoas que possuem tapete felpudo do que manchas. Como já citado acima, os que criam animais de estimação devem ter cuidados redobrados e um removedor de manchas à mão para as emergências.

 

Entretanto os animaizinhos não são os únicos que sujam, quem tem crianças em casa costuma passar por boas situações de bagunça, assim como você mesmo pode derrubar alguma bebida ou comida no tapete, por isso o removedor é tão importante e você mesmo pode produzir o seu.

 

Caso aconteça de aparecer manchas no tapete, a primeira coisa a se fazer é tentar removê-la com um papel absorvente, se não sair é hora de utilizar o removedor. A composição dele é de 1 litro de água para ¼ de sabão neutro, em seguida misturar até criar espuma.

 

Para a aplicação é importante que você utiliza uma escova nova e macia, com as cerdas conservadas, faça movimentos circulares delicados para evitar maiores danos ao produto. Por fim, limpe com um pano úmido e utilize o secador de cabelos para acelerar o processo.

 

Tente lavagem a seco

Opção mais adequada para quem quer conservar o tapete, porque a lavagem utilizando a água incha as fibras do tecido. Para lavar a seco é preciso misturar amido de milho ou aveia com bicarbonato de sódio, em partes iguais.

 

Jogue aos poucos sobre o tapete de um modo que cubra toda a área do produto, isso porque essa mistura irá absorver a sujeira presente nas fibras, o tempo máximo para isso é de trinta minutos, em seguida utilize o aspirador de pó para tirar a mistura do tapete.

 

Confira a primeira dica sobre o uso do aspirador de pó para evitar utilizar o aparelho da forma incorreta e causar danos ao tapete.

 

Contrate um profissional de limpeza para fazer a lavagem

Bom, se você é uma pessoa mais zelosa e acredita que sua lavagem caseira poderá prejudicar a qualidade do produto, contratar um profissional especializado na área é o mais indicado. A limpeza pode ser feita de 6 em 6 meses.

 

A empresa ou o profissional já possuem experiência no processo, é importante contratar alguém que seja credenciado e preferencialmente seja qualificado. Este irá utilizar os produtos mais indicados para uma higienização mais profunda e que vá deixar o seu tapete novo em folha.

Compartilhe:

Deixe seu comentário: