Artigos

Como limpar o ar condicionado de forma correta

Possuir um aparelho de ar condicionado é um privilégio para muitos, especialmente para quem mora em regiões onde o clima não é muito amigável. Nos últimos anos o aparelho tem se popularizado cada vez mais, estando presente em diversos locais da nossa vida social: trabalho, academias, faculdades.

Entretanto, essa máquina exige cuidados especiais e uma rotina de limpeza para manter o asseio, o bom funcionamento e preservar a saúde daqueles que convivem em ambientes que possuem este utensílio.

Para deixar mais claro, caso não haja uma higienização rotineira do produto, ele pode ser tornar lar de bactérias, fungos e mofo, o que pode acarretar em doenças respiratórias, bem como provocar crises alérgicas que atingem boa parte dos brasileiros.

Por que é importante limpar o ar condicionado?

Acima nós vimos superficialmente alguns malefícios de não limpar o aparelho, este artigo serve para mostrar como limpar o ar condicionado de forma correta, mas além disso, também iremos explorar a importância de fazer a limpeza regular e os benefícios.

O aparelho funciona da seguinte maneira: Ele irá captar o ar externo, refrigerar e substituir o ar quente do ambiente por esse ar frio. Agora imagine a quantidade de substâncias nocivas ao ser humano estão presentes neste ar exterior e que ficam retidos no filtro do ar condicionado?

Veja bem, se não houver um cuidado com o aparelho, o filtro dele irá acumular cada vez mais sujeira, prejudicando a eficiência do produto, logo, exigirá mais esforço dele para conseguir funcionar normalmente, o que irá consumir uma quantidade de energia bem superior ao que deveria.

Bem mais importante que uma conta de energia alta, é a sua saúde, o ar condicionado sujo pode acarretar os mais diversos problemas de saúde. O ar contaminado pelo aparelho sujo causa ressecamento do muco pulmonar, aumentando os riscos de contrair infecções.

O principal perigo de um aparelho sem os cuidados necessários, são as doenças respiratórias, visto que no filtro ficam retidos bactérias, fungos, ácaros, poeira, basicamente uma bomba para os que sofrem de doenças alérgicas.

Como limpar o ar condicionado corretamente?

Embora seja recomendado que seja feita uma revisão anual do aparelho por um técnico, você mesmo pode realizar uma boa limpeza, não é uma tarefa complicada e qualquer um pode fazer. Confira a seguir o passo a passo de como limpar o ar condicionado de forma correta.

  1. Antes de começar a limpeza é essencial que você desligue o aparelho da energia, do contrário há um sério risco de choque elétrico;
  2. Após desligar, retire o painel frontal, para limpar a camada de poeira, utilize um pano seco e macio, entretanto se a camada for muito grossa, é recomendável molhar o pano com água morna;
  3. Agora a parte mais importante que é a limpeza do filtro, para isso é preciso retirá-lo e lavá-lo em água corrente, lembre-se de que a temperatura da água só pode ser fria ou morna;
  4. Atente-se ao sabão utilizado na limpeza, é essencial que ele seja neutro, para facilitar o processo, utilize uma bucha durante a lavagem;
  5. Por último vem a parte da secagem do filtro, em hipótese alguma você deve repor o filtro ainda molhado.

Já quanto ao que não se deve fazer durante a limpeza do aparelho, consta a seguinte lista:

  1. Não utilizar produtos químicos;
  2. Não utilizar água quente, como já dito, o recomendável é que a temperatura esteja fria ou morna;
  3. Não utilizar polidor para limpar a área interna do aparelho.

Uma dica valiosa é que você leia o manual de instruções da sua máquina, porque cada modelo poderá ter uma recomendação específica, então não se pode aplicar a mesma forma de limpeza para todos. É importantíssimo que você lembre de repor os filtros antes de ligar o aparelho.

Por que contratar um técnico para fazer uma limpeza anual?

Acima você viu a importância de limpar o seu aparelho e aprendeu a fazer a limpeza sozinho, sem a ajuda de um profissional, entretanto a recomendação é a de que pelo menos uma vez ao ano, você contrate um profissional credenciado para fazer uma limpeza e revisão geral no seu aparelho.

O utensílio possui diversas peças que só alguém com experiência poderá removê-las e depois repor tudo no lugar certo, além disso a limpeza realizado por ele será mais aprofundada, um profissional credenciado poderá também perceber problemas de funcionamento na máquina durante a limpeza.

Além disso, o especialista poderá limpar peças como: bandeja, serpentina, rotor ventilador, parte frontal e cano de dreno, apetrechos que precisam de cuidados profissionais. Alguns dos benefícios da limpeza especializada são:

  • Redução de problemas técnicos: A poeira é a principal vilã dos que usam ar condicionado, em excesso ela pode comprometer peças como os filtros, turbinas, entre outros. Por mais que você possa realizar a limpeza, essas peças só podem ser higienizadas por um profissional experiente na área, do contrário poderá acarretar em problemas de funcionamento;
  • Aumento da vida útil do aparelho: A dispensa da limpeza profissional irá promover o acúmulo excessivo de poeira em partes mais internas da máquina, consequentemente irá causar problemas a longo prazo, reduzindo a vida útil do aparelho e gerando outros problemas, como ruídos e uso excessivo de energia por parte do ar condicionado;
  • Melhoria na qualidade do ar: A limpeza regular feita anualmente ou semestralmente por um especialista, irá deixar o filtro mais limpo e consequentemente diminuirá a disseminação de bactérias, ácaros, fungos, entre outras coisas nocivas ao sistema respiratório.

Compartilhe:

Deixe seu comentário: