Chiclete Tirar 1200x6001 1 768x384
Publicado em 10 de julho de 2020

Como tirar chiclete de roupa

Colar o chiclete em alguma parte da roupa é uma situação que quase todos nós já vivenciamos ou conhecemos alguém que passou por isso, por isso é importante saber algumas dicas de como tirar o chiclete da roupa.

Essa situação desagradável pode resultar em perda da peça de roupa, caso você não conheça as maneiras de removê-la. Quem tem filho pequeno costuma sofrer com isso, visto que é bem como as próprias crianças pregarem a goma em alguma parte das vestes.

Mesmo os adultos estão sujeitos a passar por isso, principalmente em locais públicos, onde as pessoas costumam jogar a goma em qualquer canto, ou mesmo colar, com más intenções, em algum ponto esperando que alguém sente por cima.

Confira a seguir algumas dicas de como remover o chiclete grudado na roupa e assim evitar que você perca sua peça!

 

É possível remover o chiclete da roupa?

O chiclete é um produto composto de um derivado do petróleo, nos dias atuais, antigamente costumava ser feito com seiva de árvores. Ele nada mais é que uma borracha mastigável, a goma é elaborada com base em um polímero, o PVA, ele é que vai impedir que o chiclete desmanche na sua boca.

Entretanto, o produto tem um enorme defeito, que é a sua capacidade de colar em basicamente qualquer superfície que ele tem contato após ser mastigado. Segundo o físico Ludwick Leibler, isso acontece após a mistura da goma com as bolhas de ar ao ser mascado, ao ser grudado em algum local, as bolhas de ar resistem ao serem puxadas.

A situação piora ainda mais se a superfície em questão for algum tecido, seja roupas ou em móveis, porém não é impossível remover a goma das suas roupas, há uma série de maneiras de evitar o dano permanente causado pelo chiclete, confira a seguir.

 

Utilize gelo para fazer a remoção

Sem dúvidas a opção mais prática, rápida e conhecida de todas é a utilização de gelo para remoção da goma grudada. Isso acontece porque com o contato, o chiclete entra em um estado mais sólido.

O primeiro passo é colocar a roupa em questão em um saco plástico para quando o gelo derreter, em seguida deixar o cubo em cima do local afetado por pelo menos 30 minutos, para que ganhe uma consistência mais sólida.

A última etapa é pegar uma colher e ir removendo com cuidado o chiclete da peça, começando aos poucos pelas laterais até tirar por completo.

 

Use suco de limão para tirar o chiclete

Uma mistura de água com o suco de meio limão é muito eficaz para conseguir retirar a goma grudada. 

Para isso você precisa deixar de molho por alguns minutos em um balde e em seguida lavar com água, depois basta começar a remoção utilizando uma pequena colher.

 

Remova o chiclete usando vinagre branco

Caso você não tenha a mão gelo ou limão, o vinagre é um ótimo aliado para tirar a goma, para isso é preciso aquecê-lo, tomando o cuidado para não deixar ferver.

Em seguida basta esfregar com a ajuda de uma escova de cerdas duras, suavemente, até que o chiclete saia. Lembre-se de lavar a peça de roupa para que o odor do vinagre saia.

 

Use álcool para tecidos finos e delicados

É preciso ter muito cuidado para não danificar o tecido quando ocorre esse incidente da goma colar na peça, por isso é recomendável utilizar álcool para tecidos finos e delicados.

Basta aplicar o produto sobre a goma até que esta endureça, com a ajuda de uma colher pequena ou espátula, comece a remoção.

Lembre-se que o tecido é delicado, então vá devagar e com cuidado, vale ressaltar que o álcool pode ser danoso para alguns tipos de tecido, preste atenção a isso antes de utilizá-lo.

 

Remova a goma utilizando o ferro de passar

Talvez esta seja a técnica mais eficaz das mencionadas, basta você pegar um pedaço de papelão e um ferro de passar.

Coloque a roupa com chiclete em cima do papelão, o chiclete precisa estar em contato com o material, em seguida ligue o ferro e deixe aquecer em temperatura média.

O calor irá forçar a goma a colar no papelão e desgrudar da peça de roupa, feito isso basta lavar normalmente na máquina.

 

Use água quente para retirar a goma

Assim como o álcool, esta técnica não é indicada para tecidos finos e delicados, porém é muito eficiente para os mais resistentes.

Você irá ferver a água e despejar em um recipiente fundo o suficiente para caber a peça de roupa, em seguida vai mergulhá-la e deixar de molho por alguns minutos.

O calor é tão eficaz quanto o frio para essas remoções, após tirar do molho, esfregue com uma escova de cerdas mais duras. 

É possível que você precise repetir o processo dependendo do material e da quantidade de chiclete que foi grudado na roupa.