Artigos

Como tirar mancha de roupa colorida

No nosso dia a dia é bastante comum que aconteçam alguns acidentes que deixam manchas nas nossas roupas, ou marcas causadas pelo uso do desodorante, todos estamos sujeitos a isso, por esses motivos é importante que você saiba como tirar mancha de roupas coloridas.

Manchas em roupas brancas costumam ser mais fáceis de remover, diferente da roupas coloridas, especialmente pela questão da conservação da cor, o que é comum que as coloridas acabam perdendo o tom por lavagens mais intensas para tirar manchas.

Há várias táticas para que você evite a perda da tonalidade, ou o desgaste do tecido pelo esforço de tentar remover a sujeira, coisas que vão desde escolher um sabão de qualidade, até não deixar a roupa de molho por mais de 45 minutos. 

Veja a seguir algumas dicas de remoção de manchas em roupas coloridas.

Como remover manchas de roupas coloridas?

Não é complicado o processo de remoção de manchas, há vários produtos que nós utilizamos no dia a dia que são úteis para fazer a limpeza, confira a seguir algumas dicas para fazer com sucesso a remoção.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato serve para muitas coisas, com esse produto você pode cuidar da limpeza da sua cozinha, desentupir ralos, clarear os seus dentes, entre outros. 

Para fazer corretamente o uso do bicarbonato, basta depositar em um recipiente médio 4 colheres do produto e misturar com água quente, coloque a roupa manchada dentro e deixe repousando por duas horas, complete o processo lavando a roupa normalmente.

Vinagre

Tal como o bicarbonato, o vinagrete está presente no armário de boa parte da população brasileira, e pode ser uma ferramenta de peso para resolver muitos problemas.

Muito utilizado para a remoção de manchas nos mais variados cenários, seja em roupas ou mesmo em pisos, para usar de forma eficaz esse produto basta seguir a seguinte receita:

Misturar em um balde uma porção de água e uma de vinagre, as duas porções devem ter a mesma quantidade, deposite a roupa manchada e deixe de molho por cerca de 30 minutos, em seguida despeje álcool na região manchada e deposite no balde com vinagre e água novamente.

Após o molho de três horas, basta você lavar a roupa normalmente na máquina.

Água fervida

Uma das dicas mais populares é utilizar água fervida, o processo é o seguinte:

Despeje álcool na região da roupa que está manchada, em seguida ferva a água e deposite a roupa dentro, lembre-se de deixar fervendo por apenas 5 minutos, pois se passar desse tempo poderá danificar o tecido.

Sabão de coco

Algumas pessoas acabam optando por usar produtos químicos para tirar as manchas, o que pode ser prejudicial  para a peça caso haja químicos fortes na composição.

Entretanto, há a opção de utilizar o sabão de coco para fazer a remoção, pois ele não irá agredir o material da sua roupa, e é uma ferramenta eficiente no processo de remover manchas.

Utilize da seguinte maneira:

Rale ou corte em pedaços pequenos o sabão de coco, deposite o material em uma panela com água juntamente com a peça manchada, em seguida ferva a água por cerca de 5 minutos, depois disso basta enxaguar a roupa e a mancha terá sumido.

Por que contratar um profissional para fazer a limpeza da peça?

Bom, até aqui você viu algumas técnicas gratuitas para limpar a sua roupa manchada em casa, porém, quando falamos de tecidos, o processo de remoção precisa ser o mais delicado possível, ou você poderá perder a roupa.

Por isso em alguns casos o profissional de limpeza é indispensável, pois ele terá a experiência e os produtos ideais para que a sua roupa fique livre de manchas e assim conservando a tonalidade da cor e o material da peça.

Compartilhe:

Deixe seu comentário: