Sabao Bebe Limpa Tudo 2
Publicado em 14 de julho de 2020

Como lavar a roupa do bebê?

Saiba como proteger o seu pequeno, com o Dr. Limpa Tudo RJ! 💙

 

Como escolher o melhor sabão para lavar as roupinhas?

A chegada de um bebê demanda alguns cuidados especiais, dentre eles, escolher o melhor sabão para lavar as peças dos pequenos.  Desde já, alertamos que se o sabão não tiver uma boa qualidade, pode trazer muitas complicações, tanto para a lavagem e quanto para a saúde do seu pequeno. Por esse motivo, é necessário informar que o processo de higienização das peças deve ser correto. 💦💙

Uma das principais dicas que os especialistas costumam dar é referente ao uso de produtos que contém componentes químicos nocivos, pois estes podem ter uma ação agressiva tanto na epiderme do pequeno, quanto no tecido da roupa. Com a gente, você irá aprender como cuidar de tudo da maneira certa! 🥰🤍

 

Por que selecionar o melhor sabão?

Como você viu acima não é qualquer sabão que pode ser usado para a lavagem de roupas dos bebês, pois isso pode desencadear reações alérgicas ou estragar a peça. O organismo das crianças pequenas não é como o de um adulto, especialmente os recém-nascidos ou menores de 1 ano, que possuem peles sensíveis e delicadas, sujeitas a reações alérgicas em casos de contato com produtos químicos.

Exatamente por isso que as roupas dos pequenos costumam ser de materiais que também são mais delicados, já para evitar qualquer problema na pele. Isso nos traz para outro aspecto, um sabão comum não é recomendado para essas roupas, pois os químicos irão diminuir a vida útil da peça, causando danos irreversíveis. 

O sabões comuns contém corantes, aromatizantes, ácidos, entre outros ingredientes que atuam de forma agressiva contra pele e tecidos delicados, e deixando a criança sujeita a problemas no sistema respiratório.

 

Como escolher o sabão ideal para o seu bebê?

Agora que já sabemos que o sabão comum pode afetar negativamente a saúde dos bebês e danificar as roupas de crianças, veremos como escolher o produto ideal para a lavagem. Dê preferência aos sabões neutros, quanto mais neutro for, melhor vai ser para o seu filho, pois estes possuem o pH mais próximo ao da pele, e são recomendados para pessoas com peles sensíveis.

Não se esqueça do sabão de coco, que também é ideal para a higienização correta da roupa dos pequenos, porém, procure comprar as versões mais naturais e evitar as mais industrializadas. Em caso de dúvidas, a melhor opção é comprar produtos que sejam próprios para a lavagem de roupa de crianças pequenas, evitando assim prejuízos e possíveis problemas para o seu filho.

Posso usar amaciante para lavar a roupa dos bebês?

É preferível que não, pois os amaciantes costumam afetar a pele dos pequenos, causando irritações e também podem desencadear crise alérgicas. 

Preferencialmente utilize somente o sabão neutro para fazer a higienização, garantindo assim o bem estar do bebê.

Como fazer a lavagem das roupas dos bebês corretamente?

É preciso ter em mente que para a lavagem de roupas dos bebês não pode ser utilizado o mesmo processo que usamos para lavar as peças de adultos. Confira a seguir as dicas de como fazer a higienização de forma correta:

  • O primeiro de tudo é lavar roupas das crianças pequenas separadamente, pois as peças dos adultos podem conter resíduos que sejam danosos à pele dos pequenos;
  • Siga a risca as recomendações de quantidade expressas na embalagem do produto, pois utilizar em excesso pode ser prejudicial para as roupinhas;
  • Por causa da sensibilidade das peças infantis, procure lavar em dias ensolarados e por para a secagem em cantos arejados, assim você evitará o mofo;
  • Evitar deixar as peças expostas diretamente no sol, pois elas são delicadas e isso poderá danificar o tecido;
  • Por último, sempre passe a roupa, assim você poderá eliminar qualquer microorganismo que tenha resistido à lavagem. O calor do processo de passar as peças é ideal para eliminar esse problema.

Uma dica extra é que embora haja um mito de que roupas de bebês só podem ser lavadas à mão, isso não é verídico, você pode realizar a lavagem na máquina sem problema algum, basta escolher a opção para peças delicadas.